Prefeitura Municipal de Cananéia - Professor - Educação Especial (2020) Questão 44

Para responder a questão, considere a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).

João é uma criança com deficiência intelectual e foi matriculado no 1º ano do ensino fundamental. A coordenadora pedagógica informou que será realizada uma avaliação pedagógica, que tem como objetivo

  • A elencar as potencialidades e as dificuldades do aluno para indicar o ano e a turma em que será matriculado, levando-se em consideração as dificuldades em acompanhar os tempos e ritmos de aprendizagem do grupo.
  • B sistematizar os apoios necessários para que o aluno tenha acesso ao currículo com as adaptações de acordo com seu nível de limitação, bem como as adequações nas provas a serem realizadas.
  • C considerar tanto o conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno, quanto as possibilidades de aprendizagem futura, prevalecendo os aspectos qualitativos que indiquem as intervenções pedagógicas.
  • D providenciar o mobiliário adequado para sua permanência, com qualidade, em sala de aula, bem como definir os períodos em que estará com a turma e com o professor especialista para atividades específicas no turno regular.
  • E elaborar material adaptado para que o aluno tenha condições de aprender e se desenvolver no mesmo ritmo da turma, respeitando os tempos de assimilação e organização de conceitos do grupo.

Encontre mais questões

Voltar