Polícia Militar do Estado do Pará (PM-PA) - Assistente Social (2012) Questão 58

No campo das correntes teórico-metodológicas o Serviço Social brasileiro nas últimas décadas vem passando por um dinâmico processo de aprofundamento. Correntes de pensamento das ciências socais vem sendo experimentadas e debatidas. Sobre esse processo ocorrido na profissão desde o Movimento de Reconceituação afirma-se que:
I. Na reconceituação brasileira, em função de estarmos em pleno regime de exceção ditatorial, a corrente teórica predominante foi a sistêmica e seu autor mais importante foi Vicente Faleiros.
II. A corrente fenomenológica, cujo expoente maior no Brasil foi Ana Augusta de Almeida, ficou conhecida nos arraiais profissionais por implantar a experiência no campo da intervenção profissional chamada de metodologia da articulação, na qual se articulavam forças para enfrentar a dominação.
III. Intenção de ruptura foi a forma de denominação do autor José Paulo Netto à influência do marxismo vulgar no Serviço Social durante a Reconceituação.
IV. A influência do marxismo no Serviço Social aumentou nas últimas décadas. Mais recentemente o recurso aos textos do próprio Marx e a autores como Gramsci e Lukács deram mais densidade e sustentação à formação profissional e à pesquisa.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: 
  • A II e III
  • B III e IV
  • C I, II e III
  • D II e IV
  • E I e III

Encontre mais questões

Voltar