Questão 69 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Tecnologia da Informação (2017)

O Microsoft SQL Server Reporting Services (SSRS) fornece um conjunto de ferramentas e serviços prontos, totalmente integrados ao SQL Server, que permitem criar, gerenciar e entregar relatórios personalizados para uma organização. Com o Reporting Services, é possível publicar relatórios, agendar o processamento de relatórios ou acessar relatórios sob demanda.


Com relação às diferentes ferramentas e serviços do Reporting Services, analise as assertivas a seguir.


I. O Report Builder, que faz parte do SQL Server Data Tools (SSDT) e cujo acesso ocorre através do Microsoft Visual Studio, é adequado para criadores de relatórios experientes em Excel e que desejam evoluir para a criação de relatórios com o Reporting Services.

II. O Report Designer é melhor aproveitado por criadores de relatórios experientes em desenvolvimento com ferramentas SSDT, como o SQL Server Integration Services, pois seu editor de expressões do Visual Basic permite a criação de itens personalizados em relatórios.

III. A integração do Reporting Services com banco de dado e segurança do SharePoint permite que o SharePoint atue como servidor front-end. Nesse caso, relatórios, fontes de dados e modelos de dados são armazenados, acessados e gerenciados no próprio SharePoint.

IV. O SSRS pode se conectar diretamente com diferentes tecnologias de fonte de dados, como uma instância do SQL Server. Contudo, para se conectar com um modelo do SQL Server Analysis Services (SSAS) é preciso a intermediação de um web service.


Estão CORRETAS apenas as assertivas:

  • A I e IV.
  • B II e III.
  • C II e IV.
  • D I e III.
  • E I e II.