Prefeitura Municipal de Viana - Nutricionista (2019) Questão 39

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um pequeno conjunto de fatores de risco responde pela grande maioria das mortes por DCNT. Dentre esses fatores destacam-se o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, dietas inadequadas e a inatividade física. Através da Pesquisa Nacional de Saúde em 2013, o IBGE, demonstrou que entre os adultos brasileiros, 46% não praticavam atividade física em nível suficiente no lazer, trabalho, afazeres domésticos e nos seus deslocamentos diários. Marque o item INCORRETO sobre o tema:

  • A A OMS recomenda que os indivíduos adotem níveis adequados de atividade física durante toda a vida. A prática regular de 30 minutos de atividade física de intensidade moderada, preferencialmente todos os dias, reduz o risco de doenças cardiovasculares.
  • B Análise de estudos epidemiológicos prospectivos demonstrou que tanto o estilo de vida ativo como um condicionamento aeróbico moderado pode ser associado, de forma independente, à diminuição do risco de incidência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, da mortalidade geral e por doenças cardiovasculares.
  • C O treinamento de resistência muscular e equilíbrio, por sua vez, não é recomendado para idosos e crianças, uma vez que podem interferir na qualidade da estrutura óssea destes contingentes populacionais.
  • D Dentre os benefícios que encontrados ao se realizar atividade física de forma regular, destacam-se: a melhora da autoestima, redução do isolamento social, alívio do estresse, diminuição da depressão, melhora da resistência física, melhora da autoimagem, aumento do bem-estar físico e mental, melhora da função pulmonar dentre outros.

Encontre mais questões

Voltar