Questão 31 do Concurso Prefeitura Municipal de Maracajá - Professor - Séries Iniciais (2020)

As mudanças sociais e científicas, ocorridas no século XX, obrigaram os professores a buscar constantemente novas formas de ensino. De acordo com Imbernón (2016), foi atribuída grande importância à formação permanente, devido às novas funções que têm surgido. Para o autor, o século XXI configura uma nova forma de ser professor, que corresponde:
  • A Conhecer as teorias de aprendizagem e optar pela que se adeque à escola a qual esteja lecionando. Determinadas escolas precisam ainda da teoria tradicional, pois os alunos devido à condição social precária, não têm condições de produzir conhecimentos.
  • B Atuar efetivamente com todos os tipos de classes sociais. O professor deve ser preparado na formação inicial, a lidar com as diversas redes de ensino, tornando o processo linear, não privilegiando classes sociais. A teoria inatista deve ser amplamente praticada.
  • C Reproduzir as tendências que vão surgindo, para acompanhar a sociedade e formar cidadãos e cidadãs capazes de atender ao mercado de trabalho.
  • D Participar ativa e criticamente em seu contexto e transmitir aos futuros e futuras cidadãs certos valores e certas formas de comportamento democrático, igualitário, que respeite a diversidade cultural e social, o meio ambiente, entre outros.