Questão 4 do Concurso Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Administrador (2017)

INSTRUÇÃO: Leia o texto abaixo e responda à questão.


Tempos modernos ?

O que acontece quando uma pessoa que vive à caça da informação em tempo real, cidadã de Nova York, se vê completamente desconectada, presa entre dunas do maior deserto do mundo?

    O Sahara talvez seja como a própria tristeza: aqui não há começo nem fim. Não se sabe onde nasce o céu ou onde morre o horizonte. E para mim, que moro em Manhattan, aquela ilha apertada, com começo, meio, fim e gente, muita gente, passar uma noite aqui, nesta imensidão, é como pousar na Lua. No deserto, quem manda é o silêncio. Ele nos cala. E é ele que nos faz sentir o quão longe estamos de tudo o que conhecemos e o quão perto estamos do que somos. [...].
     Sahara, em árabe, quer dizer deserto. Aqui, sente-se a vida mais longa, estirada – e as noites mais curtas. Imponentes e magistrais, as dunas nos intimidam. São gigantes de areia cujo tamanho não conseguimos decifrar. Dizem, porém, que algumas chegam a 159 metros de altura. [...].
     Esta vastidão faz parte de poemas, lendas e batalhas dos tuaregs, povos tribais que até hoje fazem daqui a sua terra. É impressionante como eles sabem onde é norte, sul, e como calculam as distâncias, guiando-se pelas estrelas. É como se, para eles, tudo fosse sinalizado, como se houvesse placas por todos os lados neste mar de areia. [...] Nesta noite, aqui no deserto, celebro dez anos do dia em que cheguei a Nova York. Dez anos. O tempo voou e eu nem percebi. Agora, ele está congelado, petrificado. Ironicamente, foi preciso um deserto para tamanha façanha.
(MENAI, T. Trip. Ano 19, n.º 140.) 


A respeito do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O trecho pessoa que vive à caça da informação em tempo real corrobora com a ideia de a autora do texto ser jornalista.
( ) Para esse texto, a autora escolheu uma linguagem intimista, com descrições objetivas e informações precisas sobre o Sahara.
( ) A predominância de frases curtas revela o tom informativo do texto, o caráter científico na apresentação do maior deserto do mundo.
( ) O termo Ironicamente, na frase final do texto, justifica-se, pois o ambiente desértico propiciou reflexões a quem vive em ambiente de agitação.

Assinale a sequência correta.

  • A V, V, F, F
  • B F, F, V, V
  • C F, V, F, F
  • D V, F, F, V