Questão 18 do Concurso Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região – Paraíba - Agente Administrativo (2015)

O atendimento ao cliente, tanto interno quanto externo, não se trata apenas de um conjunto de técnicas a serem implantadas em uma organização, mas sim, de uma cultura, de uma postura a ser cultivada. Analise os itens a seguir:

I. A Empresa XYZ criou um serviço de atendimento ao consumidor. Com esta postura ela acredita ter resolvido todos os problemas de atendimento ao cliente externo.

II. A Empresa ABC não tem um serviço de atendimento ao cliente. Faz parte da cultura organizacional da Empresa assistir de forma individualizada a cada cliente, dando a ele todo suporte necessário para a resolução dos problemas surgidos.

III. A Empresa GHI lançou um programa de Fidelidade enfatizando uma série de premiações. Tem um funcionário encarregado de receber e relatar às chefias todas as reclamações trazidas por clientes internos e externos.

IV. A Empresa KLM, acabou de contratar uma Consultoria para fazer um planejamento de ações que visam estabelecer uma nova cultura de atendimento aos clientes. O trabalho da Consultoria contará com prospecções junto a todos os clientes da Empresa e ao público em geral.

Em relação às Empresas apresentadas nos itens, é CORRETO afirmar que:


  • A As Empresas KLM, GHI e XYZ resolveram de forma duradoura seus problemas de relacionamento com os clientes.
  • B As Empresas ABC e KLM estão mais próximas de um modo ou uma cultura organizacional que se reflete em excelência no atendimento ao cliente.
  • C A Empresa GHI está mais próxima que as outras, da excelência no atendimento.
  • D A Empresa XYZ está mais próxima que as outras, da excelência no atendimento.