Prefeitura Municipal de Brejo de Areia - Enfermeiro (2019) Questão 37

O tratamento da tuberculose sensível dura no mínimo 6 meses, e por isso é fundamental que o profissional de saúde acolha o usuário no serviço de saúde, desde o diagnóstico até sua alta. A abordagem humanizada e o estabelecimento de vínculo entre profissional de saúde e usuário auxiliam tanto no diagnóstico como na adesão ao tratamento.

Em relação à tuberculose, é incorreto afirmar que:

  • A Embora o risco de adoecimento seja maior nos primeiros 2 anos após a primoinfecção, uma vez infectada, a pessoa pode adoecer em qualquer momento da sua vida.
  • B O adoecimento e o tratamento prévio da infecção latente da tuberculose (ILTB) não conferem imunidade contra novas infecções nem recidivas.
  • C A forma pulmonar, além de ser mais frequente é também a mais relevante para a saúde pública, especialmente a positiva à baciloscopia, pois é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença.
  • D A tuberculose é uma doença de transmissão aérea. Os bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e outros objetos se dispersam em aerossóis e, por isso, desempenham papel importante na transmissão da doença.

Encontre mais questões

Voltar