Secretaria de Estado da Saúde - Paraná (SES-PR) - Médico nutrologista (2009) Questão 30

Uma cirurgia é capaz de desestabilizar a homeostasia do organismo, pois envolve alterações de diferentes naturezas. Além de que, muitas vezes, o doente cirúrgico pode apresentar problemas nutricionais prévios, devido ao déficit de ingestão por obstrução do tubo digestório (neoplasias, estenoses), dor e anorexia. Nesse sentido, é correto afirmar: 
  • A No período perioperatório, devem-se evitar períodos longos de jejum, procurando restabelecer a alimentação por via oral o mais rapidamente possível. 
  • B A escolha da via de administração para terapia nutricional no pós -cirúrgico deve ser a enteral, que viabiliza a administração de todos os nutrientes necessários para a recuperação do doente.
  • C O primeiro passo para o estabelecimento do plano alimentar de conduta nutricional é saber a via de acesso para aterapia nutricional.
  • D A escolha da consistência da dieta depende da aceitação do doente, independentemente do tipo de anestesia que foi utilizada na cirurgia. 
  • E A terapia nutricional parenteral deve ser iniciada em pacientes desnutridos, com impossibilidade de alimentação por via oral por mais de 7 dias no período perioperatório.

Encontre mais questões

Voltar