Questão 54 do Concurso Petrobras Distribuidora S.A. (BR Distribuidora) - Profissional de Comunicação Júnior - Relações Públicas - CESGRANRIO (2010)

Uma das etapas mais importantes na elaboração de um plano de relações públicas é o diagnóstico. É nessa etapa que se obtém uma radiografia do ambiente organizacional, nas suas perspectivas micro e macro, de modo a se ter uma visão mais ampla dos fatores que condicionam a comunicação da empresa. Em um estudo diagnóstico sobre a política de comunicação de uma empresa, recomenda- se uma análise PEST quando o objetivo for

  • A projetar os resultados econômicos e sociais das ações de comunicação a serem implementadas.
  • B promover um alinhamento da política de comunicação com o cenário externo.
  • C traçar um panorama dos fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos que podem afetar, diretamente, a política de comunicação.
  • D estabelecer critérios socioeconômicos para um diagnóstico completo do macroambiente organizacional.
  • E analisar os impactos políticos, econômicos e sociais das ações de comunicação anteriormente desenvolvidas.