Prefeitura Municipal de Salvador - Analista - Arquitetura (2019) Questão 44

A Arquitetura Bioclimática propõe a análise do clima e da topografia do sítio a fim de estabelecer estratégias arquitetônicas para obter o conforto térmico da construção e minimizar o consumo de energia.

Considerando as influências topoclimáticas na conservação de energia na edificação, é correto afirmar que:

  • A nas áreas montanhosas de grande altitude, em geral, a radiação solar tende a diminuir, pois a vegetação se torna mais dispersa.
  • B no subtrópico, o edifício deve ser orientado contra a direção do vento dominante favorável, de forma a proteger seu interior do resfriamento provocado pela alta velocidade do vento.
  • C as superfícies de asfalto e concreto absorvem e armazenam mais calor que a vegetação e a terra, causando o efeito de ilhota térmica, mais intenso em áreas despovoadas e mais percebido durante a noite.
  • D a distância entre os edifícios não tem efeito sobre a ventilação urbana, porém a altura dos edifícios pode influenciar a velocidade dos ventos. Os prédios baixos podem gerar correntes turbulentas no nível do solo.
  • E a orientação do edifício, em função da radiação térmica, está associada à latitude do local em que será implantado. O uso adequado da orientação implica menor consumo de energia.

Encontre mais questões

Voltar