Questão 40 do Concurso Secretaria de Estado de Fazenda do Rio Grande do Sul (SEFAZ-RS) - Auditor (2018)

Texto 1A5AAA


O contador de determinada empresa considerou, equivocadamente, o valor bruto das vendas de longo prazo, em vez do lucro dessas vendas, na apuração do valor da reserva de lucros a realizar a ser registrado no patrimônio líquido da entidade. Uma auditoria independente nas demonstrações contábeis identificou, além da referida distorção de registro, uma falsificação de notas fiscais de saída, com a respectiva subtração indevida de estoques, o que gerou distorção no valor do ativo. Essas foram as únicas distorções encontradas nas demonstrações contábeis.



No que se refere aos procedimentos para a identificação da distorção na reserva de lucros a realizar, referida no texto 1A5AAA, assinale a opção correta.

  • A Os impostos sobre vendas deveriam ter sido registrados como não deduzidos das vendas, para preservação dos direitos ao benefício fiscal.
  • B Os impostos que incidiram sobre as receitas de vendas não precisam ser esclarecidos em notas explicativas.
  • C O reconhecimento impróprio de receita bruta não afetou o resultado do exercício.
  • D As receitas deveriam ter sido registradas como líquidas, deduzidos os impostos, conforme as práticas contábeis internacionais.
  • E As mudanças de práticas contábeis e a correção de erros no reconhecimento da receita devem ser registradas nas demonstrações de forma não retroativa.