Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Analista Administrativo - Gestão Hospitalar (2020) Questão 51

A Farmácia Hospitalar é uma unidade de caráter clínico e assistencial, responsável pela provisão segura e racional de medicamentos, podendo estar vinculada à direção clínica e/ou administrativa da organização hospitalar. Suas atribuições são diversas, envolvendo atividades gerais de assistência farmacêutica (seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos), além de gerenciamento, atividades especializadas e ensino e pesquisa. Atualmente, espera- -se que o serviço de farmácia contribua diretamente para os resultados da assistência prestada aos pacientes e não atue apenas nas atividades de provisão de produtos e serviços. Para isto, é essencial que a estrutura da farmácia seja adequada e os procedimentos operacionais bem definidos. Em se tratando de distribuição de medicamentos, é correto o que se afirma em:

  • A No sistema de distribuição de medicamentos coletivo, a farmácia dispensa os medicamentos prescritos por paciente, por meio da cópia direta da prescrição (sistema direto), ou por meio da transcrição da prescrição (sistema indireto). O atendimento é para um período de 24 horas.
  • B No sistema de distribuição individualizado, a farmácia atende as unidades de internação por cotas a centro de custo, formando sub-estoques nas unidades de enfermagem. A equipe de enfermagem é a responsável pelo armazenamento, separação e administração dos medicamentos.
  • C No sistema de dose unitária há uma quantidade ordenada de medicamentos com a forma e dosagens prontas para a administração ao paciente em um período determinado. O objetivo deste sistema é dispensar o medicamento certo ao paciente certo, na hora certa, minimizando os erros de medicação.
  • D No sistema de distribuição misto há uma combinação dos sistemas de dose unitária e individualizada, muito comum de se encontrar em hospitais de pequeno porte em processo de implantação gradativa do sistema coletivo.
  • E No sistema fracionado a farmácia dispensa os medicamentos prescritos por paciente, por meio da cópia direta da prescrição (sistema direto), ou por meio da transcrição da prescrição (sistema indireto). A equipe de enfermagem é a responsável pelo armazenamento, separação e administração dos medicamentos.