Questão 57 do Concurso Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Assistente em Administração (2017)

Há, no estudo da Administração, diversas teorias sobre a motivação individual e coletiva no trabalho. Com base na Teoria da Hierarquia das Necessidades, assinale a alternativa correta.

  • A A Teoria da Hierarquia das Necessidades, criticada à época por Peter Ducker, inovou ao considerar a motivação no trabalho como um reflexo do preenchimento hierárquico de estima e recompensa.
  • B Douglas MacGregor, autor dessa abordagem sobre a motivação, estabeleceu um conjunto de necessidades que precisariam ser satisfeitas para que os funcionários das organizações fossem motivados no trabalho, sendo preciso satisfazer, primeiro, as mais básicas.
  • C Frederick Herzberg, ao estabelecer a Teoria da Hierarquia das Necessidades, deu prosseguimento à Escola Clássica da Administração, que considera a remuneração o princípio mais básico de satisfação no trabalho, depois que as necessidades fundamentais básicas são satisfeitas.
  • D De acordo com a Teoria da Hierarquia das Necessidades, há uma pirâmide que ilustra as necessidades humanas, sendo as necessidades fisiológicas e sociais as mais importantes.
  • E A Teoria da Hierarquia das Necessidades indica que há uma gradação entre as necessidades humanas e, como aponta Abrahan Maslow, as necessidades de autorrealização e fisiológicas ocupam as extremidades desse modelo de motivação.