Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Psicologia (2015) Questão 54

A visão de pessoa, proposta pela perspectiva humanista em psicologia, é a de singularidade e totalidade. Essa compreensão orienta a prática do psicólogo humanista, a qual fundamenta-se, basicamente, no desbloqueio das forças do crescimento por meio da criação de um clima psicológico favorável, construído a partir de atitudes especiais do terapeuta. Dessa forma, a qualidade da relação terapeuta-cliente é imprescindível para o processo de crescimento deste. Embora haja variedade de estilos profissionais frente àqueles que o procuram, o psicólogo humanista encontra-se em quatro pontos comuns, sendo um destes destacados

  • A pelo entendimento da pessoa para além de suas escolhas, da sua criatividade, de seus valores e da sua autorrealização.
  • B no respeito à sua dignidade e valor, assim como se empenha a orientá-la a reconhecer as limitações de todas as suas potencialidades.
  • C pela atenção flutuante dirigida à pessoa e pela procura de esclarecimentos do significado dos sintomas experienciados pela pessoa.
  • D na importância da escolha dos aspectos problemáticos a serem tratados, visando aprofundar os que têm relevância e significado para a pessoa.

Encontre mais questões

Voltar