Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Engenheiro/ Engenharia de Produção (2019) Questão 47

A utilização de ferramentas da qualidade não é uma fórmula mágica para a solução de todos os problemas, contudo é um modo coerente, racional e ordenado de determinar a existência destes, sua dimensão e a forma de resolvê-los. Estas ferramentas podem auxiliar no alcance de sistemas que proporcionem uma melhoria contínua da qualidade. As novas ferramentas gerenciais da qualidade auxiliam a compreensão de eventos de difícil mensuração, contribuindo para a prevenção de problemas que possam ocorrer.


Em relação às novas ferramentas gerenciais da qualidade, é correto afirmar:

  • A o Diagrama de Relações objetiva identificar medidas/caminhos alternativos em resposta aos problemas que possam surgir durante a implantação e/ou aplicação de um plano ou projeto.
  • B as Técnicas de Priorização organizam em grupos um grande número de idéias, opiniões ou preocupações relativas a determinado tópico, e são empregadas na fase de planejamento da qualidade com o objetivo de se conhecer o problema por meio da organização das ideias.
  • C o Diagrama em Árvore apresenta em detalhes uma ampla série de caminhos a serem percorridos e de tarefas que precisam ser executadas a fim de se alcançar o objetivo principal e cada subobjetivo relacionado.
  • D o Diagrama de Afinidades é de natureza quantitativa devendo ser empregado em situações em que há a necessidade de selecionar, dentre várias alternativas, aquelas que podem fornecer maior contribuição à solução do problema.

Encontre mais questões

Voltar