Prefeitura Municipal de Areal - Assistente Social (2019) Questão 32

Leia as afirmativas abaixo e marque a correta quanto à prática do Serviço Social na contemporaneidade, seguindo os princípios norteadores do projeto político profissional ainda hegemônico da categoria:
  • A O desafio principal para a profissão, em um cenário em que as múltiplas faces da questão social vêm aumentando exacerbadamente, é se capacitar permanentemente, participando como figurante das políticas públicas sociais, criando novas estratégias junto das equipes multidisciplinares e interdisciplinares e seus usuários, através de uma leitura crítica da realidade.
  • B Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e não efetivar direitos, a partir das demandas emergentes no cotidiano.
  • C O assistente social deve priorizar a execução e não a proposição de ideias. Ser executivo de ações e não propósito de políticas.
  • D O desafio é redescobrir alternativas e possibilidades para o trabalho profissional no cenário atual; traçar horizontes para formulação de propostas que façam frente a questão social e que sejam solidárias com a vida daqueles que vivenciam, não só como vítimas, mas como sujeitos que lutam pela preservação e conquista de sua vida, da sua humanidade.