Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Médico alergista e imunologista (2015) Questão 1

Paciente de 22 anos, sexo feminino, apresenta-se em consulta médica referindo que há aproximadamente 1 ano vem apresentando dispneia durante o dia, principalmente durante prática de atividade física. Refere que atualmente os sintomas estão praticamente diários e tem acordado à noite para usar β2 agonista de curta duração 2 a 3 vezes na semana. Refere que quando era criança tinha “bronquite", porém, desde os 12 anos de idade tinha permanecido assintomática até o ano passado. Refere que associa a piora com sua mudança da casa da mãe para a casa do namorado, que é tabagista, além da casa ser muito empoeirada. Ao exame físico paciente não apresenta nenhuma alteração. Assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada para a paciente.

  • A Solicitar prova de função pulmonar, teste de puntura para aeroalérgenos, IgE sérica total e manter β2 agonista de curta duração até o retomo para melhor avaliação do quadro.
  • B Solicitar prova de função pulmonar, teste de puntura para aeroalérgenos, IgE sérica total e iniciar budesonida (inalador de pó seco) 200mcg duas vezes ao dia.
  • C Iniciar curso de corticóide oral (prednisona 40mg por 5 dias), manter β2 agonista de curta duração até o retorno e iniciar investigação após.
  • D Solicitar prova de função pulmonar, teste de puntura para aeroalérgenos, IgE sérica total e iniciar salmeterol 25mcg duas vezes ao dia até o retorno.
  • E Solicitar prova de função pulmonar, teste de puntura para aeroalérgenos, IgE sérica total e iniciar formoterol/budesonida (6/200mcg inalador de pó seco) duas vezes ao dia e orientar a paciente através de plano de ação a utilizar o mesmo medicamento em caso de exacerbação ou β2 agonista de curta duração.

Encontre mais questões

Voltar