Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Analista Administrativo - Gestão Hospitalar (2020) Questão 55

Para que as organizações hospitalares prestem serviços de modo a atender as necessidades dos pacientes precisam dispor de profissionais qualificados, recursos e equipamentos de alta tecnologia, juntamente com eficiência na gestão financeira. Há diferentes técnicas utilizadas para a análise financeira, dentre as quais se destacam a análise de indicadores. O uso de indicadores se faz necessário para analisar o resultado dos cuidados de saúde e fornecer informações que auxiliem na tomada de decisões de modo a melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Dentre os indicadores financeiros tem-se a liquidez corrente.
Em uma organização hospitalar onde o índice de liquidez corrente passou de 1,4 em um determinado ano para 0,94 no ano seguinte, é correto afirmar que

  • A a situação de liquidez corrente desta organização hospitalar continua igual, sem alterações significativas. Conseguirá quitar suas obrigações de curto prazo.
  • B embora o índice de liquidez corrente desta organização hospitalar tenha caído, ainda continua bom, ou seja, conseguirá quitar suas obrigações de curto prazo.
  • C a situação de liquidez corrente desta organização hospitalar piorou, comprometendo o pagamento de suas obrigações no curto prazo.
  • D a situação de liquidez corrente deste hospital melhorou, quanto mais próximo de zero maior sua capacidade de quitar suas obrigações de curto prazo.
  • E este indicador informa quanto de recurso e direitos, no longo prazo, o hospital detém para pagar suas dívidas.