Questão 58 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IF-PA) - Administrador - IF-PA (2019)

A Rede de Inovação no Setor Público (INOVAGOV) reúne organizações e pessoas do setor público, privado, do terceiro setor e do setor acadêmico para, em conjunto, gerar ideias e soluções criativas e com foco na EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO, melhorando processos, serviços e promovendo a cultura da inovação no setor público. O modo de trabalho da Rede INOVAGOV é a co-criação de soluções através de projetos inovadores, estudos, compartilhamento de ferramentas, cofinanciamento de projetos e eventos, mentoria colaborativa e troca de experiências, tendo apresentado experiências exitosas no âmbito federal. Neste sentido, o futuro do servidor público está condicionado às habilidades essenciais que este vier a desenvolver, já que segundo pesquisa da própria Rede, que conta com 72 grandes representantes do setor público (ANAC, ANEEL, BACEN, DPU, MEC, MJ, etc.), a chamada “Revolução Digital” reduzirá em 77% os cargos públicos hoje existentes, sendo as referidas habilidades relacionadas às seguintes categorias:


I. Análise de dados;

II. Inteligência Artificial;

III. Design Thinking;

IV. Insights Comportamentais;

Enunciado baseado no artigo “Habilidades do Servidor Público do Futuro”, de Talita Dantas, da REDE INOVAGOV.


Assinale, nas alternativas abaixo, aquela que NÃO corresponde à descrição fundamentada de competências do servidor público do futuro:

  • A analisar dados será essencial não somente para estatísticos e profissionais de TI, mas para decidir e embasar decisões, notadamente quanto às políticas públicas, tornando os serviços públicos menos custosos e mais eficientes para o usuário.
  • B a inteligência artificial, através dos assistentes virtuais, aproxima o poder público dos usuários, ajudando o cidadão a acessar rapidamente o serviço ou informação de que este necessita; e o uso de machine learning, como ramo da inteligência artificial, automatiza a análise de dados, aprendendo com eles, identificando padrões e tomando decisões com o mínimo de intervenção humana.
  • C o Design Thinking direciona os profissionais de arte e design para interação com o usuário, através de publicidade positiva, em substituição à antiga forma de divulgar as informações e serviços públicos.
  • D o Design Thinking incentiva os servidores a colaborar com as políticas públicas, fazendo com que se use um design de serviços mais arriscado e inovador, focado no usuário. Permite tanto que se resolva problemas quanto que se molde o serviço pondo o cidadão no centro das decisões, e evitando a perda de foco e a elaboração de políticas públicas que não tenham adesão.
  • E os insights comportamentais direcionam os comportamentos para melhores decisões e redução de custos, através da observação minuciosa do modo como o indivíduo age e dos nudges (mensagens de texto ou cartas personalizadas, buscando provocar mudanças de comportamento.