Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) - Oficial do Quadro Complementar (2013) Questão 34

Imagine ser vacinado contra gripe e ficar imunizado também contra a Doença de Chagas. Essa pode ser a realidade no futuro. Pesquisadores da UFMG e da Fundação Oswaldo Cruz em Minas Gerais, inseriram o gene da proteína ASP-2 de Trypanosoma cruzi no vírus influenza (H1N1 adaptado a camundongos) e testaram a vacina em camundongos. Obtiveram uma taxa de sobrevivência de 75% em animais infectados com um volume de parasitas cinco vezes maior do que o letal. [...} A ASP-2 está presente na membrana da forma amastigota de T.cruzi, em seu ciclo de replicação e a sequência genética que a codifica está preservada nas seis linhagens desse agente patogênico.

Ciência Hoje, no. 302, vol. 51, p.48, abril

A partir das informações do texto, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) A mesma natureza biológica dos dois agentes infecciosos justifica o projeto de criação de uma vacina conjunta.

( ) O tipo de material genético do H1N1 favorece a fabricação de vacinas altamente eficientes e que se manterão válidas por gerações.

( ) A preservação da proteína ASP-2 nas seis linhagens do agente T. cruzi atesta sua importância biológica e aponta para um bom espectro de ação da vacina.

  • A V – V – V
  • B V – F – V
  • C F – F – V
  • D F – V – F
  • E F – F – F