Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul (MPE-MS) - Engenheiro Agrônomo (2013) Questão 79

A  identificação  e  o mapeamento  dos  solos  servem  como  subsídio  para  planejamento  e  acompanhamento  do  uso  agrícola  das  terras  e  o manejo  florestal  sustentado.  Para  esses trabalhos utilizam-se  imagens de satélite, segundo a  banda e o Intervalo Espectral (μm). 

A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta. 

  • A O LANDSAT 5 em sua banda 4 (0,76 a 0,90 µm - infravermelho próximo apresenta sensibilidade à morfologia do terreno, permitindo a obtenção de informações sobre geomorfologia, solos e mapeamento de feições geológicas e estruturais e permite a identificação de áreas agrícolas.
  • B No sensoriamento remoto, a obtenção simultânea de imagens em múltiplas bandas espectrais é a propriedade mais importante dos sensores imageadores. A resolução espectral envolve pelo menos três parâmetros de medida: o número de bandas que o sensor possui; a largura em comprimento de onda das bandas; e as condições atmosféricas.
  • C A forma, intensidade e bandas de absorção das curvas espectrais possibilitam constatar a presença de alguns constituintes do solo, especialmente matéria orgânica, minerais de argila e óxidos de Fe e Al.
  • D O LANDSAT 5 enfrenta problemas técnicos e está em manutenção. Atualmente o INPE utiliza as imagens do satélite indiano ResourceSat para acompanhar as secas no Nordeste.
  • E Os solos ricos em óxido de ferro, como o Latossolo Roxo (latossolo vermelho férrico) e a Terra Roxa Estruturada (nitossolo vermelho eutrófico) apresentam valores de intensidade de reflectância bem menores do que os solos com teores menores de hematita, como os LV e os PVA

Encontre mais questões

Voltar