Questão 36 do Concurso Prefeitura Municipal de Maracajá - Psicólogo (2020)

Mario (42 anos) e Sofia (34 anos) estavam casados há 12 anos, quando Mario suspeitou que Sofia tivesse com um amante. Encontrava-se muito ansioso e passou a ter insônia, o que lhe trouxe muitos outros sintomas e decidiu por iniciar uma psicoterapia. Preocupada com o marido, Sofia telefonou ao psicólogo de Mario e solicitou um relatório psicológico sobre o estado mental atual do esposo. Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, o psicólogo de Mario:
  • A Pode emitir um atestado psicológico, certificando uma determinada situação ou estado psicológico de Mario, para justificar faltas e/ou impedimentos apresentados por ele.
  • B Pode fornecer o relatório psicológico, uma vez que a esposa de Mario é a pessoa próxima a cuidá-lo, e desrespeitar o sigilo, nesse caso, tem o sentido de protegê-lo, o que permite a emissão de documentos específicos.
  • C Não pode fornecer o relatório psicológico, uma vez que é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas.
  • D Pode emitir um laudo com dados sobre os sintomas registrados, situações ou estados psicológicos.