Questão 74 do Concurso Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) - Oficial do Quadro Complementar (2015)

Os especialistas em logística denominam de distribuição física de produtos, ou resumidamente distribuição física, os processos operacionais e de controle que permitem transferir os produtos desde o ponto de fabricação, até o ponto em que a mercadoria é finalmente entregue ao consumidor.

I. O objetivo geral da distribuição física, como meta geral, é o de levar os produtos certos, para os lugares certos, no momento certo e com o nível de serviço desejado, pelo menor custo possível.
II. No sistema de distribuição “um para um", o veículo é totalmente carregado no depósito da fábrica ou num CD (Centro de Distribuição) do varejista (lotação completa) e transporta a carga para um outro ponto de destino, podendo ser outro CD (Centro de Distribuição) do varejista, uma loja, ou instalações qualquer.
III. A distribuição “um para dois" é também chamada pelo pessoal de transportes de “transferência de produtos".
IV. A distância entre o ponto de origem e o ponto de destino, velocidade operacional, tempo de carga e descarga, tempo porta a porta, quantidade ou volume de carregamento (medidas em toneladas, m3 ou palletes), disponibilidade de carga de retomo e a densidade da carga são alguns elementos que influenciam a distribuição “um para um".
Das afirmativas acima:

  • A Somente I e III estão corretas.
  • B Somente II e IV estão corretas.
  • C Somente I e IV estão corretas.
  • D Somente I, II e III estão corretas.
  • E Somente I, II e IV estão corretas.