Questão 17 do Concurso Conselho Federal de Serviço Social - Analista (2017)

“As bandeiras tarifárias são uma forma diferente de apresentar um custo que hoje já está na conta de energia de todo país, mas, geralmente, não é percebido pelo consumidor. Anteriormente, os custos com compra de energia pelas distribuidoras eram incluídos no cálculo das tarifas dessas distribuidoras e repassados aos consumidores até um ano depois de sua ocorrência, quando a tarifa era reajustada.”

(Disponível em: https://www.cemig.com.br/pt-br/atendimento/Paginas/Bandeiras_tarif%C3%A1rias.aspx.)

Em relação às bandeiras tarifárias das contas de energia, analise as afirmativas a seguir.

I. Com as bandeiras, a sinalização mensal do custo de geração da energia elétrica que é cobrado do consumidor passa a constar nas faturas, com acréscimo já no mês da ocorrência.

II. Na bandeira verde, que representa condições favoráveis de geração de energia, a tarifa sofre o maior acréscimo, embora não faça parte permanente na conta da luz.

III. A cor das bandeiras tarifárias é definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de acordo com as condições de geração energética.

IV. A bandeira vermelha, que indica condições mais custosas de geração de energia, faz com que a tarifa não sofra acréscimo e mantém o consumidor isento das taxas do mês seguinte.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e IV.
  • D II, III e IV.