Universidade Federal do Ceará (UFC) - Professor - Técnica de Linguagem de Sinais (2019) Questão 27

Para entender como se dá o arranjo sintático da Libras é necessário conhecer um pouco sobre o componente verbal dessa língua, visto que, na articulação das sentenças, o sintagma verbal tem um papel bastante importante. Sobre a ordem das palavras na Libras é correto afirmar que:

  • A É característica das línguas de sinais, assim como na Libras, uma construção em SVO sem o argumento preenchido, como em <SILVIO DAR>, neste caso, a ausência do argumento não torna esta sentença agramatical.
  • B Morais (2013) pontua que a articulação dos verbos simples costuma se dar ancorada ao corpo ou bem próximo a ele, com pouco uso do espaço de sinalização, como em: COMER, AMAR, GOSTAR, SENTIR, QUEBRAR, CONHECER.
  • C Na Libras, na topicalização, o objeto é movido para o centro esquerdo da sentença e assim funciona como um pré-anúncio daquilo que vai ser exposto na sentença (IGNACIO, 2007). Por exemplo:<DANÇAR> <CARLA> <GOSTAR> .
  • D Para Brito (1995), os verbos direcionais apresentam flexão, por meio do movimento de partida, marcam o objeto, ao passo que o ponto de chegada define o sujeito da sentença, como em: AJUDAR, AVISAR, RESPONDER, PROVOCAR.
  • E Com relação aos verbos direcionais, a ordem SVO será uma consequência da própria fonologia do sinal do verbo em questão. O verbo carrega as marcas do objeto ponto que inicia e encerra sua direcionalidade (QUADROS; KARNOPP, 2004).

Encontre mais questões

Voltar