Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Cirurgião Dentista - Dentística (2015) Questão 29

Ao realizar a educação de pacientes, é importante lembrar que os pacientes não têm uma grande aceitação em relação às recomendações feitas pelos profissionais de saúde mesmo que tenham uma grave doença. Assim, ao realizar recomendações, deve-se considerar que a mensagem deve fazer algum sentido para quem a está recebendo. O receptor da mensagem deve, portanto, ser capaz de fazer inferências para estabelecer um sentido próprio para a mensagem. Inferência é
  • A conseguir estabelecer de onde (qual é o autor) o profissional está tirando aquela informação.
  • B uma forma de demonstrar que simpatiza com quem está falando.
  • C o processo de elaboração ativa de conhecimentos a partir de relações que estabelecemos entre o que é dito e o que conhecemos anteriormente.
  • D a capacidade de “apagarmos” todas as informações equivocadas que tínhamos anteriormente para poder adquirir informações corretas a respeito de um assunto que não conhecemos ou conhecemos pouco.
  • E estabelecer uma relação de cordialidade com a pessoa que está se comunicando conosco para que as informações possam ser passadas sem interferências externas.

Encontre mais questões

Voltar