Prefeitura Municipal de Cristalina - Engenheiro Ambiental (Quadrix - 2019) Questão 30

A concepção de um sistema de esgoto sanitário é o conjunto de estudos relativos ao estabelecimento de diretrizes e normas que visam a definir e a caracterizar o sistema a ser projetado. Além disso, a concepção deve caracterizar as diferentes estruturas que compõem o sistema de esgoto sanitário, quais sejam: rede coletora; interceptador; emissário; sifão invertido; corpo d'água receptor; estação elevatória; e estação de tratamento. Com relação à definição e à concepção das partes constituintes de um sistema de esgoto sanitário, assinale a alternativa correta.

  • A Para minimizar ou evitar o entupimento da rede coletora de esgoto em pontos como curvas e pontos de afluência de tubulações e possibilitar o acesso de equipamentos e pessoas nesses pontos, devem ser instalados dispositivos como terminal de limpeza e caixas de gordura.
  • B As canalizações dos interceptores e coletores do sistema de esgoto sanitário devem ser projetadas como condutos forçados, enquanto as linhas de recalque devem ser projetadas como condutos livres.
  • C O sifão invertido é uma estrutura que visa à transposição de um obstáculo pela tubulação de esgoto e que funciona como conduto livre.
  • D O interceptador deve ter traçado formado por trechos retos em planta e perfil. Em situações especiais, podem ser utilizados trechos curvos em planta e o ângulo máximo de deflexão em planta, entre trechos adjacentes, deve ser de 30º.
  • E A rede coletora de esgotos é composta de coletores‐tronco, que recebem diretamente as ligações prediais, e de coletores secundários, que conduzem os efluentes a um interceptor ou emissário.

Encontre mais questões

Voltar