Prefeitura Municipal de Santo Augusto - Professor - História (FUNDATEC - 2020) Questão 42

As explicações para os fatores que permitiram a extensão e consolidação dos britânicos do território da Índia estão relacionadas às cuidadosas alianças feitas ao longo de décadas e também à uma bem-sucedida estratégia de explorar as divisões e fragilidades dos regentes indianos. Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta um dos fatores de dominação britânica na Índia?

  • A Os franceses, rivais europeus mais próximos, foram desarticulados desde meados do século XVIII com as decisões políticas de contenção em Paris.
  • B Os regentes indianos antibritânicos, tais como Haider Ali e Tipu Sultan não conseguiram assegurar amplas coalizões contra os longos conflitos com britânicos que fizeram uso de alianças com regentes locais.
  • C A conquista da Índia despertava grande interesse do público britânico, por isso houve uma grande campanha nacional para o engrandecimento imperial e as batalhas na Índia geraram muitos custos para o contribuinte britânico.
  • D Houve uma significativa prosperidade da Companhia Britânica das Índias Orientais nos negócios advindos principalmente dos tributos recolhidos nas regiões de Madras, Bombaim e Bengala – os lucros com as vendas de têxteis de algodão atraíram jovens britânicos para servir junto a companhia.
  • E Nenhuma das alternativas anteriores.

Encontre mais questões

Voltar