Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA) - Professor - História (2018) Questão 23

“Sevilha, no século XVI, suscitou a admiração dos seus habitantes e dos estrangeiros, os elogios inflamados de poetas e de humanistas locais, de viajantes e de artistas nascidos no seu solo ou vindos de países longínquos. Assim, muito antes de o historiador francês Fernand Braudel ter afirmado que em Sevilha, no século XVI, é que pulsara o coração do mundo, muito dos que viveram então na cidade tinham já compreendido a importância que ela adquirira no contexto espanhol e universal.” O comércio e a navegação entre a Espanha e suas colônias, no contexto mercantilista das Grandes Navegações e colonização da América,
  • A eram controlados, na medida do possível, pelas Casas de Contratação e pelo sistema de porto único.
  • B foram impulsionados principalmente pelo incentivo à cabotagem e às práticas de transporte realizados por bucaneiros e corsários.
  • C eram gerenciados tendo em vista a chamada “negligência salutar”, ou seja, havia um certo controle, mas não muito rígido, das mercadorias.
  • D só obtiveram sucesso a partir da utilização da iniciativa privada, através da criação das Companhias das Índias Ocidentais e Orientais, subsidiadas pela coroa espanhola.

Encontre mais questões

Voltar