Prefeitura Municipal de Campos do Jordão - Psicólogo (IPEFAE - 2020) Questão 24

A fisiologia está muito relacionada com a conduta e a cognição, guiando a absorção de informação sobre o mundo circundante. Uma área importante da psicologia que se dedica a estas investigações é a da psicobiologia, discutindo as bases biológicas do comportamento e o ato de conhecer, concentrando-se nos sistemas nervoso e endócrino, na evolução e na hereditariedade. O conhecimento oriundo destas investigações ajudam a compreender melhor os diversos elementos do que constitui o humano como, p.ex., as etapas do desenvolvimento cognitivo e afetivo dos indivíduo. Neste âmbito, uma área de investigação em evidência hoje em dia envolve o estudo do envelhecimento. Sobre estes aspectos assinale abaixo a alternativa que apresenta informação errônea:
  • A Conforme as pessoas saudáveis envelhecem, o cérebro vai mudando de variadas formas. Como algumas áreas perdem boa quantidade de neurônios, o cérebro de um saudável idoso de 70 anos parece ligeiramente atrofiado quando comparado ao de um jovem de 25 anos.
  • B Os dendritos de alguns neurônios também se deterioram com a idade, deixando as células menos aptas a se comunicar com outras células.
  • C O cérebro envelhecido torna-se menos capaz de renovar suas sinapses, determinando que o mesmo provavelmente vai operar com menor eficiência.
  • D Ocorrem paralelamente no cérebro normal, com o envelhecimento, outros declínios tais como graves e impactantes perdas de memória e retardamento no tempo de reação. Observa-se que a inteligência geral se deteriora grandemente, sendo que as experiências de vida não ajudam a melhorar o quadro de piora do nível de conhecimento e julgamento.

Encontre mais questões

Voltar