Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IF-RJ) - Jornalista (2010) Questão 45

Assim, em Júlio César pode interessar ao diretor, na cena do discurso de Marco Antônio, fazer passar ao máximo possível o significado das palavras pronunciadas pela personagem. Como esse discurso não é propriamente banal, a mensagem singular transmitida pelo canal sonoro estará com elevada taxa de informação. Nesse caso, a mensagem do canal visual deverá ter sua taxa diminuída: talvez fixar a câmara na personagem ou proceder a poucos cortes, não realizar travellings, não colocar a personagem sobre um segundo plano demasiado atraente etc. Do mesmo modo, dentro do próprio canal sonoro, a música eventual deverá aparecer em segundo ou terceiro plano ou mesmo deverá ser eliminada, o mesmo acontecendo com os ruídos de cena. Findo o discurso, para que a mensagem múltipla que é o filme não se torne monótona e, mesmo, para realçar o próprio discurso anterior, pode-se aumentar a taxa de informação do canal visual enquanto se diminui a do sonoro, ou aumenta-se a mensagem musical sobre a verbal.

NETTO, J. T. Coelho. Semiótica, Informação e Comunicação: diagrama da Teoria do signo. 6.ed. São Paulo: Perspectiva, 2003, p.160.

Com base nesse texto do autor, marque a alternativa correta.


  • A Por ser o filme o resultado da adição de diferentes mensagens singulares e de uma grande quantidade de canais, sua taxa de informação será sempre alta, devendo, portanto, ser previsto em sua elaboração, a diminuição dessa taxa em favor da inteligibilidade da mensagem como um todo
  • B Como mensagem múltipla, um filme é composto por mensagens singulares, devendo essas mensagens singulares manter uma alta taxa de informação para facilitar a apreensão do receptor.
  • C Um filme é uma mensagem múltipla e, por isso mesmo, uma forma ambígua cujos significados são flutuantes e excessivamente indefinidos, excetuando-se alguns casos em que a diminuição da taxa de informação facilita sua inteligibilidade.
  • D As mensagens múltiplas, como no exemplo do filme, recorrem à periodicidade, àquilo que se reproduz ao fim de um determinado intervalo de tempo ou espaço, a fim de que seja garantida a coesão de suas mensagens singulares parciais.
  • E Um filme é uma mensagem múltipla que abrange diferentes mensagens singulares parciais, cuja alternância na taxa de informação dessas últimas irá implicar tanto uma taxa razoavelmente alta de informação de toda a mensagem quanto seu grau de inteligibilidade relativa.

Encontre mais questões

Voltar