Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Serviço Social (2019) Questão 12

Coelho (2016) afirma que a prática profissional imediata está circunscrita à fenomenalidade dos processos sociais, que apreende apenas a realidade na sua aparência, deixa-se prender apenas à multiplicidade das necessidades emergenciais cotidianas. Nessas condições, a prática profissional do assistente social restringe-se somente ao atendimento das demandas explicitadas pelos usuários, às rotinas e aos procedimentos estabelecidos no fluxograma institucional, amortece os conflitos e individualiza as sequelas da questão social. Trata-se de uma prática espontânea e reiterativa. De acordo com a autora, é correto afirmar que a superação da imediaticidade se dá:

  • A no plano do pensamento, por meio da apropriação de um instrumental teórico-metodológico capaz de desvelar a realidade em sua essência, de apreender o movimento do real em suas múltiplas determinações.
  • B nos planos do pensamento e do real, por meio do aprofundamento do conhecimento da vida cotidiana dos usuários dos serviços, o que possibilitará ao profissional eleger a intervenção mais adequada para o problema apresentado.
  • C no plano do real, por meio de uma prática descolada de intencionalidades, em que o profissional deve abster-se de qualquer direcionamento social e de qualquer objetivação de valores, priorizando assim, a realidade do seu usuário.
  • D no plano do real, por meio do aperfeiçoamento contínuo dos instrumentos e técnicas a serem utilizadas pelo profissional no seu trabalho cotidiano e da estreita interlocução com as discussões teórico-metodológicas do universo acadêmico.
  • E no plano do pensamento, por meio do criterioso diagnóstico social a ser traçado pelo profissional no momento do atendimento, procurando conhecer as informações omitidas ou “distorcidas" prestadas pelo usuário.