Questão 33 do Concurso Prefeitura Municipal de Divinópolis - Secretário Escolar (2018)

O histórico escolar contém dados pessoais do estudante, o nome das instituições que frequentou, o tempo permanecido em cada uma delas e o detalhamento das notas obtidas em todas as disciplinas. Além de ser um pré-requisito para transferência, a apresentação do histórico escolar é indispensável para a continuidade dos estudos tanto no Ensino Fundamental e Médio, como no Ensino Superior. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas alternativas a seguir:


( ) Muitas Secretaria de Educação dispõem de um modelo de Histórico Escolar que é disponibilizado para as escolas e algumas têm unificado os dados de todos os alunos da rede.

( ) As escolas podem buscar alternativas próprias para agilizar a expedição do Histórico Escolar, desenvolvendo programas próprios para emissão do documento.

( ) Se ocorrer a falta do Histórico Escolar, a família, a secretaria da escola ou até mesmo o diretor deve entrar em contato com a equipe da unidade escolar por onde o estudante passou para conseguir uma via do documento.

( ) Caso haja alguma dificuldade na obtenção do Histórico Escolar ou se a resposta da solicitação não vier dentro do prazo combinado, é preciso acionar a Secretaria de Educação para fazer a intermediação.

( ) Ao matricular um aluno, a equipe gestora pode aceitar uma declaração provisória da escola anterior até que o Histórico Escolar seja entregue. No caso de Escolas de Jovens e Adultos (EJA) a apresentação é obrigatória.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

  • A V, F, V, F, V
  • B V, V, V, F, V
  • C V, V, V, V, F
  • D V, F, V, V, F