Questão 52 do Concurso Universidade Estadual Paulista (UNESP) (2017)

Chancelado na cidade de mesmo nome no Canadá em 1987, o Protocolo de Montreal completa 30 anos em 2017. Esse tratado é considerado um dos mais bem sucedidos da história, prescrevendo obrigações aos 197 países signatários em conformidade com o princípio das responsabilidades comuns, porém diferenciadas à luz das diversas circunstâncias nacionais.

(https://nacoesunidas.org. Adaptado.)


O protocolo evidenciado no excerto estabelece metas para

  • A eliminação das substâncias prejudiciais à camada de ozônio, a qual funciona como um filtro ao redor do planeta, que protege os seres vivos dos raios ultravioleta.
  • B contenção dos fatores que contribuem para o processo de desertificação, o qual é derivado do manejo inadequado dos recursos naturais nos espaços subtropicais úmidos.
  • C proteção no campo da transferência, da manipulação e do uso seguros dos organismos vivos modificados, resultantes da biotecnologia moderna.
  • D redução das emissões de gases de efeito estufa mediante o incentivo de atividades do 2° setor que promovam a degradação florestal.
  • E erradicação do conhecimento das comunidades locais e populações indígenas sobre a utilização sustentável da diversidade biológica.