Questão 11 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Analista Judiciário (2017)

O estudo do Comportamento Organizacional pressupõe analisar fatores externos, questões relacionadas às pessoas, aos grupos e como os indicadores organizacionais são influenciados de forma positiva ou negativa. Sendo assim, analise as afirmações e marque a CORRETA.

  • A O ambiente externo afeta a organização a partir de fatores externos como mudança e estresse, o que pode refletir negativamente na produtividade e na satisfação dos colaboradores, apesar de não comprometer a estabilidade e os resultados organizacionais.
  • B A motivação extrínseca é mais importante o que a intrínseca, portanto, depende exclusivamente da organização criar fatores motivacionais fortes e que garantam baixo absenteísmo.
  • C A rotatividade organizacional alta reflete incondicionalmente em problemas de comunicação e conflitos, ou seja, questões de liderança.
  • D A cultura organizacional deve ser analisada e reconhecida de tal forma que todos os colaboradores compreendam normas, regras e valores esperados, garantindo, assim, maior alinhamento com as práticas adotadas e maior satisfação com a organização como um todo.
  • E A percepção de cada indivíduo não afeta a percepção da organização, portanto as decisões organizacionais serão pautadas em objetividade e clareza, favorecendo melhores resultados.