Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Assistente Administrativo (2015) Questão 42

O levantamento de dados e de informações ambientais e socioculturais disponíveis sobre a Amazônia Costeira e Marinha parte da premissa que o litoral amazônico é um espaço vital de desenvolvimento socioambiental, considerando a densidade populacional da área, o fato de acolher 3 capitais da região amazônica – Macapá (AP), Belém (PA) e São Luis (MA) –, os conflitos socioeconômicos e ambientais, a importância das tradições culturais e dos recursos naturais e as singularidades dos fenômenos originados pelo encontro entre o rio Amazonas e o Oceano Atlântico.


(Museu Paraense EMILIO GOELDI, In: http://marte.museugoeldi.br/pec/index.php?option=c...
&Itemid=5, acesso 22/05/2015)


Considerando as características geográficas da Amazônia Costeira e o descrito no texto, assinale a alternativa correta.

  • A Conflitos e problemas ambientais na Amazônia são raros em sua zona costeira, pois nessa não existem questões de desmatamento nem problemas de poluição das águas, fato comum nas zonas de garimpo.
  • B Respeito às tradições culturais não se harmoniza com a ideia de desenvolvimento socioambiental nessa área, pois este exige produtividade, algo que as práticas tradicionais, com seus métodos predadores, não contemplam.
  • C O fato de haver capitais da Amazônia no litoral poderia ser mais difícil de equacionar nesse ambiente delicado, se essas cidades tivessem mais que 500 mil habitantes.
  • D O encontro das águas do Rio Amazonas e de outros menores com o Atlântico produz fenômenos naturais de grande monta, como alteração dos leitos dos rios, dos ambientes circundantes, e tem sido objeto da economia turística existente.
  • E Falar que um ambiente como a zona costeira amazônica deve ser objeto de desenvolvimento socioambiental não tem nada de particular, visto que o desenvolvimento em geral, atualmente, é pensado nesses termos.

Encontre mais questões

Voltar