Prefeitura Municipal de Viana - Nutricionista (2019) Questão 43

Nem todos os alimentos são contaminados com a mesma facilidade. Alguns oferecem um meio excelente para a proliferação de micro-organismos por serem alimentos mais perigosos do ponto de vista da higiene alimentar, por exemplo, a carne, o leite e os queijos frescos. Existem muitos fatores que determinam a capacidade de proliferação de micro-organismos em determinados alimentos. Sobre o tema, atribua V para item verdadeiro e F para item falso:
I. O pH de um alimento determina qual classe de micro-organismos pode se desenvolver. Por exemplo, as frutas geralmente ácidas não favorecem o desenvolvimento de fungos, enquanto os peixes, que são menos ácidos, são meios desfavoráveis para as bactérias. ( )
II. Quanto mais água disponível contiver um alimento, mais facilmente será contaminado. Por exemplo, os queijos mais duros, ao terem menor conteúdo de água podem ser conservados fora da geladeira, enquanto os queijos brancos, de massa mole, que possuem maior quantidade de água, estragam muito facilmente. ( )
III. A multiplicação das bactérias é muito rápida, sobretudo quando o alimento está numa faixa de temperatura favorável a sua reprodução, ou seja, menos de 5 o C e mais de 60o C. ( )
IV. Alguns organismos necessitam da presença de oxigênio e outros não, por isso alguns podem se desenvolver em conservas com óleo onde o oxigênio não penetra, como por exemplo, o Clostridium do botulismo ( ).

Respondidos os itens a sequência CORRETA é:

  • A V, V, V, F.
  • B V, V, F, V.
  • C F, V, F, V.
  • D F, F, V, V.

Encontre mais questões

Voltar