Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Psicólogo Organizacional (2015) Questão 50

Em relação à temática do Comportamento Organizacional, assinale a alternativa correta.
  • A Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.
  • B A abordagem do comportamento organizacional leva em conta que os sujeitos são iguais em ideias, gostos e valores, refutando, assim, as teorias contingenciais de análise do comportamento humano nas organizações.
  • C Os estudos sobre o comportamento organizacional inovam e desenvolvem uma linha de reflexão que em nada se assemelha a outras escolas de pensamento e não se vale de nenhuma outra corrente psicológica, sociológica, econômica ou antropológica, a não ser o behaviorismo radical.
  • D Os estudos sobre o comportamento organizacional são recentes e frutos das necessidades de compreensão dos efeitos da globalização econômica que se intensificou em meados de 1990 e para pensar em alternativas ao modelo precarizante proporcionado pela reengenharia industrial.
  • E Hoje percebe-se que o campo do comportamento organizacional evoluiu de uma orientação com ênfase em uma perspectiva de grandes subsistemas, organizações e seus ambientes para estruturas e processos de pequenos grupos ou sujeitos isolados, contribuindo para a compreensão e solução de problemas de trabalho por meio de diferentes possibilidades de intervenção, especialmente focadas em atuações pontuais que denotam respeito/consideração com os clientes internos da organização.

Encontre mais questões

Voltar