Prefeitura Municipal de Fortaleza - Auxiliar de Educação Infantil (2018) Questão 35

No dia 23 de março de 2018, completaram-se cinquenta anos do assassinato do estudante Edson Luís Souto, morto a tiros, aos 18 anos, no processo de repressão à assembleia estudantil, no Rio de Janeiro. O episódio foi significativo no ano de 1968, um dos mais marcantes do período da ditadura militar brasileira. Sobre esse contexto é CORRETO afirmar o seguinte:

  • A Depois da morte de Edson Luís, seguiram-se meses de grandes passeatas estudantis, entre as quais a “Sexta-Feira Sangrenta” e a “Passeata dos Cem Mil”.
  • B As manifestações ficaram restritas ao Rio de Janeiro, motivo pelo qual foi mais fácil para o regime reprimir a oposição.
  • C O assassinato de Edson Luís foi um episódio isolado, considerando que, apenas após o AI-5, o regime iniciaria a perseguição sistemática, a prisão e a tortura aos opositores.
  • D O assassinato do estudante Edson Luís foi um dos atos mais violentos da Ditadura após a decretação do AI-5.
  • E O assassinato do estudante coincidiu com o período de fim da mobilização do campo artístico no Brasil, como se observa, por exemplo, com a decadência do movimento da Tropicália, cujo marco final é o álbum Panis et Circences.

Encontre mais questões

Voltar