Ministério da Fazenda (MF) - Engenheiro (2013) Questão 85

Os recalques de fundações, admissíveis ou aqueles não admissíveis, dependem da capacidade de carga e deformabilidade do solo que, por sua vez, dependem de diversos fatores, entre eles: tipo e estado do solo; disposição do lençol freático; intensidade da carga; tipo de fundação (direta ou profunda); cota de apoio da fundação; interferência de fundações vizinhas. Assinale a opção incorreta.

  • A Areia nos vários estados de consistência ou argilas nos vários estados de compacidade, sob ação de cargas externas, se deformam, em maior ou menor proporção.
  • B Para solos permeáveis como as areias, a consolidação e, portanto, os recalques acontecem em períodos de tempo relativamente curtos, após serem solicitados; para solos menos permeáveis, como as argilas, a consolidação é lenta, ao longo de vários anos.
  • C Se o solo for uma argila dura ou uma areia compacta, os recalques decorrem essencialmente de deformações por mudança de forma, função da carga atuante e do módulo de deformação do solo.
  • D Nos solos fofos e moles, os recalques provêm basicamente da sua redução de volume, pois a água presente no bulbo de tensões das fundações tenderá a percolar para regiões sujeitas a pressões menores.
  • E Para fundações diretas, a presença de vegetação nas proximidades da obra (retirada ou deposição de água no solo) também poderá exercer importante in?uência sobre os recalques.

Encontre mais questões

Voltar