Prova UECE - CEV - 2018 - UECE - Vestibular - Conhecimentos Gerais - 1º Fase (2018) Questão 3

Leia atentamente a seguinte descrição da situação da caatinga: “Caatinga intensamente degradada submetida a processos de desertificação e com solos e biodiversidade irreversivelmente comprometidos, [...] exposições rochosas, matacões, solos erodidos com intensa utilização pelo pastoreio extensivo”.
FUNCEME – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. Zoneamento ecológico econômico das áreas susceptíveis à desertificação do núcleo II. Fortaleza. Expressão Gráfica. 2015. p.46.
Considerando a degradação da caatinga e o processo de desertificação no estado do Ceará, analise as seguintes afirmações:
I. O Sertão dos Inhamuns, a região do Baixo Jaguaribe e os Sertões da Região de Irauçuba representam alguns dos principais núcleos em processo de desertificação no estado do Ceará. II. Dentre as consequências da desertificação estão a migração das populações afetadas para os centros urbanos, o aumento das secas edáficas e o assoreamento de rios e reservatórios. III. Fatores como o sobrepastoreio, a mineração e o uso intensivo dos solos estão entre as causas do processo de desertificação.
É correto o que se afirma em

  • A I e II apenas.
  • B II e III apenas.
  • C I e III apenas.
  • D I, II e III.