Questão 28 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro - Oncologia (2020)

Na formação e no desenvolvimento de enfermeiros líderes como agente de mudança, o coaching é um processo que

  • A precisa ser realizado sob a forma de abordagem individual, não sendo eficaz quando empregado no formato grupal, quando um grupo de indivíduos se reúne para trabalhar suas questões em parceria com um facilitador para desenvolver, em grupo, planos para solucionar as dificuldades apontadas.
  • B favorece o autoconhecimento e o estabelecimento de metas por meio de uma análise profunda do indivíduo, provocando a reflexão sobre perspectivas, mentalidades e crenças e estimulando a capacidade de autoliderança.
  • C proporciona a identificação das carências e demandas e direciona a mudança por meio de passos definidos, apresentando efeitos importantes com resultados positivos, exceto o estabelecimento de certa dependência entre o enfermeiro e o seu coach, difícil de ser superada.
  • D estimula o processo de mudança, fazendo o enfermeiro identificar a necessidade de tomar a decisão de mudar, por direcionar a reflexão-ação rumo à busca de maior aceitação pelos pares e colaboradores e conquistar o apreço dos superiores e dos clientes internos e externos.
  • E promove o indivíduo de um estado atual para um estado de maior acomodação aos padrões vigentes na cultura institucional, acrescentando maturidade e diminuindo atitudes geradoras de conflitos e atritos, que aparentemente ensejam mudanças mas que só trazem sofrimento para o indivíduo e para o grupo de trabalho.