Prefeitura Municipal de Araguaína - Fiscal Ambiental (IDIB - 2020) Questão 34

A camada superficial e sólida da Terra, litosfera, é composta por rochas que são formadas por processos dinâmicos (dentre estes o tectonismo, o intemperismo, as erosões, dentre muitos outros) que resultam na união natural de diferentes minerais que resultam em diversos tipos de rochas. Geralmente as rochas são classificadas a partir do processo que resultou na sua formação, existindo três tipos principais de rochas, as ígneas, as metamórficas e as sedimentares. As rochas ígneas são

  • A aquelas que se originam da solidificação do magma, geralmente apresentam maior resistência e subdividem-se em extrusivas ou vulcânicas e intrusivas ou plutônicas.
  • B aquelas que se originam da ação de agentes de transformação e, com certa pressão, solidificam novamente (diagênese). Geralmente estas rochas favorecem a preservação de fósseis e nelas é possível a existência de petróleo.
  • C aquelas que surgem a partir de outros tipos de rochas previamente existentes (rochas-mãe) sem que essas se decomponham durante este processo.
  • D aquelas constituídas basicamente pela combinação de sílica e de alumia com outras substâncias que lhes fazem variar a cor, do branco ao avermelhado, a plasticidade e a capacidade de absorver água.

Encontre mais questões

Voltar