Corpo de Saúde da Marinha (CSM) - Cirurgião Dentista (2018) Questão 47

A perda de dentina decorrente de fraturas, lesões cariosas e não cariosas e o tratamento endodôntico diminuem a resistência mecânica comparativamente com os dentes hígidos. Portanto, para restaurar dentes tratados endodonticamente, um dos principais fatores é prover meios de retenção para a futura restauração. Segundo Baratieri et al (2017), com relação aos pinos pré-fabricados, assinale a opção correta.

  • A Os pinos confeccionados em fibra de carbono apresentam adesão aos materiais resinosos, resistência à corrosão e menor facilidade de serem removidos do conduto radicular, quando necessário, se comparados aos pinos de fibra de vidro.
  • B As propriedades mecânicas dos pinos de fibra de vidro são satisfatórias e superiores quando comparados aos pinos de fibra de carbono.
  • C Os pinos de dióxido de zircônio possuem excelência estética, radiopacidade, não sofrem corrosão, apresentam baixo módulo de elasticidade e facilidade de ser removido do canal, caso necessário.
  • D Os pinos com perfil cilíndricos promovem menor retenção intrarradicular, quando comparados aos pinos de formato cônico, e exigem maior desgaste de estrutura dental.
  • E Os pinos pré-fabricados rosqueáveis promovem retenção superior aos demais, que são considerados passivos. Por exigir o rosqueamento na raiz, a técnica preconiza retornar 1/4 de volta após o travamento, minimizando a tensão residual sobre a estrutura dentária.

Encontre mais questões

Voltar