Prefeitura Municipal de Gravatá - Farmacêutico (2020) Questão 42

Gestão de estoque para farmácias


Por Luciana Silva (adaptado).


O controle de estoque começa pela entrada da mercadoria. Nessa hora, é preciso levar em conta o quanto você confia no seu fornecedor, pois erros no processo de logística e entrega do estoque podem deixar sua farmácia com falta de alguns produtos e repercutir nos serviços prestados.


Lembre-se de que tudo é sistêmico, uma coisa afeta a outra. Portanto, se estão ocorrendo problemas de fornecimento ou com a entrega do estoque em sua farmácia, procure resolver o quanto antes.


E, para assegurar de que não faltou nenhum produto na entrega do estoque e que não houve outro erro, sempre que o fornecedor realizar a entrega, faça a conferência do que foi entregue.


Se você possui em sua farmácia um software de gestão com a funcionalidade de conferir de forma automatizada o estoque, use-o. Se você não possui um software com essa funcionalidade, realize a conferência visualmente para confirmar se os produtos e quantidades descritos na nota estão de acordo com o que foi entregue pelo fornecedor.


Outro ponto muito importante em uma gestão de estoque para farmácias é o controle dos lotes de produtos e seus respectivos vencimentos.


Nas farmácias, esse controle já é vastamente utilizado para os medicamentos controlados, porém, existem vários outros medicamentos e produtos comercializados que também possuem prazo de validade, por isso é importante fazer esse controle. Isso vai lhe assegurar uma grande diminuição no risco de perda de produtos devido à data de vencimento ultrapassada e, consequentemente, evitará que você esteja perdendo dinheiro com isso.


Outra ação muito importante para garantir uma gestão de estoque eficiente na sua farmácia é a contagem periódica do estoque. O ideal é que essa checagem seja feita, pelo menos, uma vez ao mês, para dar validade aos processos de gestão da sua farmácia.


A realização de um simples balanço de estoque é capaz de validar vários problemas na gestão de caixa de um negócio, pois um resultado positivo ou negativo em qualquer uma dessas gestões está diretamente vinculado ao outro. Por isso, a cada 15 ou 30 dias, de acordo com o tamanho da sua farmácia, a rotatividade do estoque e a sua preferência, faça uma avaliação do estoque para garantir que não há nenhum produto próximo de acabar ou criando poeira na prateleira.


Disponível em: https://bit.ly/2I7wVmm.



Leia o texto 'Gestão de estoque para farmácias' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. De acordo com as informações do texto, pode-se concluir que um ponto que deve ser ignorado na gestão de estoque das farmácias é o controle dos lotes de produtos e seus respectivos vencimentos.

II. As informações presentes no texto permitem concluir que o controle do estoque de medicamentos causa um grande aumento no risco de perda de produtos devido à data de vencimento ultrapassada.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

Encontre mais questões

Voltar