Questão 31 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro Obstetra (2020)

Considere as afecções mais comuns na gestação de alto risco e assinale a afirmativa correta.

  • A Gestante com HBsAg reagente e com idade abaixo de 20 anos deve receber a vacina para hepatite B. Deve-se proceder a coletar de anti-HbsAg em gestantes que não sabem se tomaram a vacina.
  • B Infecção do Trato Urinário (ITU) que representa a complicação clínica mais frequente na gestação, está associada à rotura prematura de membranas, ao aborto, ao trabalho de parto prematuro, à corioamnionite, ao baixo peso ao nascer, infecção neonatal e septicemia na gravidez. É indicado como tratamento antibioticoterapia e acompanhamento.
  • C A Doença hemolítica perinatal (DHP) caracteriza­ -se pela hemólise fetal e é decorrente da incompatibilidade sanguínea materno-fetal. A identificação do fator Rh Positivo materno, deve-se pesquisar a presença do anticorpo anti-D, por meio do teste de Coombs direto.
  • D Gestantes que tenham menos de 20 anos, estatura maior que 1,70 cm, ganho de peso excessivo na gestação, feto com retardo de crescimento intraútero, e histórico familiar de diabetes mellitus deverão ser investigadas se apresentam diabetes mellitus gestacional.
  • E Pielonefrite aguda na gravidez não é uma doença grave, mas por vezes pode culminar com sepse e trabalho de parto prematuro. O diagnóstico é feito por bacteriúria acompanhada de sintomas sistêmicos como febre, taquicardia, calafrios, náuseas, vômitos e dor lombar, com sinal de Giordano negativo. É indicado tratamento por via oral no pós-parto.