Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE-AC) (IBADE - 2020) Questão 59

Em 1910, um motim tomou o comando dos dois principais navios de guerra da marinha brasileira, o São Paulo e o Minas Gerais. Sobre o episódio conhecido como a Revolta da Chibata, liderada por João Candido, Francisco Dias e o cabo Gregório, podemos afirmar que:

  • A a Revolta teve motivos exclusivamente econômicos. Os baixíssimos salários recebidos pelos marinheiros, um dos mais baixos de todas as Forças Armadas, causaram a revolta e mobilizaram a opinião pública em favor dos amotinados.
  • B foi motivada pela perseguição que os capoeiristas sofriam da cidade do Rio de Janeiro, uma vez que grande parte dos membros das famílias dos marinheiros estavam presos por se envolverem com rodas de capoeira.
  • C os motins foram motivados por um grupo de marinheiros monarquistas que desejavam a derrubada do recém-constituído regime republicano e o retorno do modelo monárquico no Brasil.
  • D trouxe à tona a discriminação racial e o conflito de classes no interior da Marinha: enquanto os marinheiros eram negros e provinham de classes humildes, os oficiais eram membros de famílias ricas que no passado tinham a seu serviço negros ou mestiços na condição de escravos ou libertos.
  • E os marinheiros foram mobilizados por líderes políticos e militares que faziam ferrenha oposição ao governo do presidente Hermes da Fonseca. Este por sua vez, cortou verbas da marinha para estrangular financeiramente os seus adversários políticos.

Encontre mais questões

Voltar