Prefeitura Municipal de Brejo de Areia - Fonoaudiólogo (2019) Questão 42

A avaliação do processamento auditivo central (PAC) é um procedimento muito útil para diagnosticar o uso funcional correto e eficiente da audição em indivíduos de diferentes faixas etárias. Sobre o PAC, assinale a alternativa correta:

  • A PAC é o termo utilizado para se referir à serie de processos que envolvem predominantemente as estruturas do sistema nervoso periférico (SNP): nervos motores e córtex.
  • B A desordem do processamento auditivo central (DPAC) é um distúrbio da audição em que há impedimento da habilidade de analisar e/ou interpretar padrões sonoros. Esse distúrbio é identificado quando dois ou mais comportamentos auditivos são inadequados.
  • C O PAC pode ser entendido como detectar um evento acústico e codificá-lo em um padrão de informação neural que será transformado em uma imagem mental conscientizada que passará por seleção, organização, classificação e armazenamento, para que se assimile e/ou transforme um conhecimento (gnosia).
  • D A avaliação do PAC deve ser posterior à avaliação audiológica básica, pois quando o sistema auditivo periférico se encontra dentro da faixa de normalidade, não se encontram dificuldades com a aplicação dos testes especiais.

Encontre mais questões

Voltar