Serviço Social Autônomo e-Paraná Comunicação (CRP) - Assistente Administrativo (2018) Questão 50

Texto para a questão.




Um decreto proibiu o uso de aparelhos eletrônicos para acessar redes sociais e sites de relacionamento nas repartições públicas de um município do sertão paraibano. A determinação foi do prefeito do município. Segundo ele, o uso das redes sociais pode auxiliar o serviço público, mas também atrasa e dispersa a atenção, prejudicando muitas vezes o desempenho no trabalho.

O decreto proíbe o uso de aparelhos celulares, tablets, smartphones e similares para acessar redes sociais e sites de relacionamento. A proibição vale para servidores públicos do município, durante o horário de expediente e serviço, nas repartições públicas municipais.

A proibição não se aplica aos telefones celulares institucionais, usados com autorização da chefia imediata para fins exclusivos de serviço. Em caso de descumprimento, o servidor pode ser sujeito a sanções administrativas e legais. O decreto com a proibição foi publicado no Diário Oficial do município e já está em vigor.

Internet: <https://g1.globo.com> (com adaptações).




A comunicação está associada à linguagem e à interação, de forma que represente a transmissão de mensagens entre um emissor e um receptor. Nesse sentido, assinale a alternativa correta de acordo com o texto.

  • A O texto apresenta elementos de comunicação verbal e não verbal.
  • B A função da linguagem que predomina no texto é a metalinguagem.
  • C As redes sociais foram o meio de comunicação oficial utilizado pelo governo do município para comunicar as informações do decreto aos usuários.
  • D A linguagem que predomina nas redes sociais é a escrita formal da língua, bem como há a predominância do código não verbal na emissão das mensagens.
  • E Na imagem, é correto afirmar que o tipo de linguagem utilizada seja a hipermídia.

Encontre mais questões

Voltar